Diálogos entre a capital e o interior: singularidades da formação de professores rurais no Paraná

Authors

Abstract

O artigo tem como tema a formação de mestres rurais no Paraná, via Curso Normal Regional, desde quando criada até quando é extinta esta modalidade de formação docente, entre os anos de 1946 e 1968. A análise incide sobre as investigações no âmbito das teses e dissertações que tomam como objeto de estudo os Cursos Normais Regionais paranaenses. Em especial, demarcase o protagonismo de Erasmo Pilotto e Diva Vidal nas ações frente ao intenso processo de interiorização dos Cursos Normais Regionais. Emprega-se como referencial teórico a História Cultural, a partir dos conceitos de “cultura escolar” de Julia (2001) e “estratégias e práticas” de Certeau (1998). Como fontes documentais, delimitam-se as teses e dissertações da área de educação, documentos do Arquivo Público do Paraná, da Biblioteca da Secretaria de Estado da Educação, da Biblioteca Pública do Paraná, da Secretaria de Educação e Cultura e/ou Serviço de Ensino Normal, inclusive originais do CD-ROM de Gonçalves (2016). Considerando o número de Cursos Normais Regionais (121 cursos em 1964) e a localização de 12 trabalhos, este balanço preliminar aclara a singularidade assumida pelo Curso Normal Regional paranaense, resultado do esforço conjunto de conhecidos educadores (Erasmo Pilotto e Diva Vidal) e de anônimos professores que conviveram com a consonância e contrariedade entre prescrito e praticado e elaboraram estratégias e táticas para lidar com o problema da formação docente rural.

Author Biographies

Thais Bento Faria, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Doutora e Mestre em Educação (UEM). Graduada em Pedagogia (UEL). Professora pedagoga da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEEPR), em Alvorada do Sul. Professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná.

Pós-Doutora em Educação (UFU), Doutora em Educação (USP), Mestre em Educação (UEM), Graduada em Pedagogia (UEM). Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Published

2022-08-31

How to Cite

Faria, T. B., & Schelbauer, A. R. (2022). Diálogos entre a capital e o interior: singularidades da formação de professores rurais no Paraná. Educar Em Revista, 38. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84343

Issue

Section

Dossiê - Educação Rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente