Valorização do magistério e responsabilidade fiscal: é possível um caminho para superar limites e contradições

Authors

Keywords:

Piso e Remuneração do Magistério, Hora Atividade, Valorização do Magistério, Responsabilidade Fiscal, Metodologia de Cálculo de Impacto

Abstract

Apesar de aprovada em 2008 e declarada plenamente constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em diferentes oportunidades, a Lei Federal nº 11.78/2008 (BRASIL, 2008) ainda não está efetivamente implementada. O valor do piso nacional do magistério assegurado como vencimento (salário base) e ponto de partida das carreiras, além da reserva de um terço da jornada docente para atividades extraclasse sem estudantes, estão em rota de colisão, segundo governadores e prefeitos, com os limites de despesa com pessoal definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica e aportado nos estudos de Cury (1980; 1985), Gouveia e Ferraz (2013), Oliveira (2010), Pinto (2009) e Saviani (2009), este artigo analisa o contexto da valorização do magistério e o caminho para a instituição da lei do piso, o impacto nas redes públicas de educação básica, além dos entraves oriundos da obediência à LRF. Também apresenta dados apurados por Sanches (2020) em estudo que envolveu três capitais do Sul do Brasil, que utiliza uma metodologia de análise das condições para cumprir piso e hora atividade. Tal pesquisa analisou as receitas e o investimento em remuneração de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, comparando a proporção que os professores ocupam no quadro de servidores das Prefeituras e quanto eles representam no gasto total com pessoal, para concluir se o magistério provoca desrespeito aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Author Biographies

Carlos Eduardo Sanches, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Bacharel em Comunicação Social (UEPG), mestre e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi secretário de educação de Castro - PR (jan. 2005 a mar. 2011), presidente da Undime Nacional (maio 2009 a mar. 2011) e presidente do Conselho Nacional do Fundeb (2010/2011). Atualmente é conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná e membro do Instituto Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito. Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da PUCPR

 

Published

2023-12-05

How to Cite

Sanches, C. E., & Vieira, A. M. D. P. (2023). Valorização do magistério e responsabilidade fiscal: é possível um caminho para superar limites e contradições. Educar Em Revista, 39, e79892. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79892

Issue

Section

Demanda Contínua