Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens

Autores

  • Carlos Alberto Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Palavras-chave:

percepções, estagiários, práticas de avaliação das aprendizagens

Resumo

A avaliação das aprendizagens tem de constituir, sobretudo, uma prática realizada para promover as aprendizagens nos alunos. Deste modo, foi nossa intenção aceder às percepções dos estagiários do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Para isso foi administrado um questionário de questões abertas à totalidade dos estagiários no fim do estágio do ano letivo de 2016/2017. Da análise de conteúdo feita às respostas escritas, foi possível perceber que, tendo eles uma percepção da avaliação das aprendizagens numa lógica formativa, afirmaram ter realizado práticas de avaliação formativa pontuais e contínuas, o que lhes possibilitou elaborar um diagnóstico dos processos de aprendizagem dos alunos, dar-lhes feedback e regular esses processos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutorado em Educação, na especialização em Desenvolvimento Curricular

Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto

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Publicado

2018-08-15

Como Citar

Ferreira, C. A. (2018). Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens. Educar Em Revista, 34(70), p.231–254. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57563

Edição

Seção

Demanda Contínua