Trabalho docente e educação integrada nas escolas técnicas estaduais de Pernambuco
Keywords:
Trabalho Docente, Ensino Médio, Educação IntegradaAbstract
Apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre o processo de implementação do Ensino Médio Integrado em Escolas Técnicas Estaduais da Rede de Ensino de Pernambuco e as condições de trabalho docente, através de uma pesquisa de Avaliação de Políticas Públicas, realizada através da análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, tendo como principais referências bibliográficas os estudos de Freitas (2012); Nosella (2015); Algebaile (2009) e outros. Buscamos responder ao seguinte problema: Será que a perspectiva de ampliação da jornada escolar no Ensino Médio não significa também diminuição das condições efetivas de trabalho do professor em relação ao processo de ensino/aprendizagem, na perspectiva de uma intensificação do trabalho docente? Concluímos que a ampliação da jornada escolar no Ensino Médio nas escolas estaduais de Pernambuco, vem acontecendo com a intensificação do trabalho docente, através da pressão por resultados e da perspectiva gerencial adotada. E, nas experiências analisadas, a ênfase no reforço escolar, a intensificação do tempo de trabalho e estudo em sala de aula e o sentimento de encarceramento de docentes e discentes significam um processo de precarização do trabalho docente e da própria escola.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

