A mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos iniciais: um estudo de caso

Autores

  • Cristina Bandeira Townsend
  • Elisete Medianeira Tomazzeti

Palavras-chave:

habitus, saberes, habitus professoral, knowledge, teacher´s habitus

Resumo

O presente artigo retrata o desenvolvimento de uma pesquisa sobre como o
professor dos anos iniciais mobiliza saberes no exercício da atividade docente.
A linha da pesquisa foi a de formação de professores e a abordagem
metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os
dados foram coletados por meio de questionário, entrevista semi-estruturada,
autobiografia e relato oral, microetnografia usando vídeo e observações das
práticas pedagógicas de quatro professoras de uma escola com caráter filantrópico
do município de Santa Maria, RS, da Pré-Escola à 4ª série do Ensino
Fundamental. Na pesquisa, os conceitos de habitus e de saberes foram
tomados como elementos conectados, numa inter-relação dialética, em que o
primeiro foi compreendido como elemento mediador do processo de
mobilização de saberes pelas professoras. Desta inter-relação um habitus
professoral constitui-se, dando identidade ao trabalho das docentes nos
anos iniciais.

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Publicado

2007-08-23

Como Citar

Townsend, C. B., & Tomazzeti, E. M. (2007). A mobilização de saberes nas práticas de professores nos anos iniciais: um estudo de caso. Educar Em Revista, 23(29), p. 207–221. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8677

Edição

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