Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, avaliação, politicas educacionais

Resumo

Este texto apresenta o dossiê intitulado Desafios da avaliação na e da Educação Infantil cuja proposta foi discutir movimentos avaliativos na Educação Infantil: os provocados quando se pensa a avaliação no interior das instituições, em acompanhamentos de propostas que acontecem no cotidiano e de processos vividos por crianças e adultos; os que ocorrem a partir de olhares externos às instituições, geralmente aliados às políticas educacionais e, ainda, os que articulam olhar interno e externo. Inicialmente aborda o caráter axiológico e ideológico das escolhas avaliativas e a importância de se pensar a finalidade educativa para responder às indagações: avaliar para quê? A qual educação serve as diversas propostas avaliativas na e da Educação Infantil? O texto traz alguns consensos da área da Educação Infantil que foram incorporados à legislação e aos documentos produzidos no âmbito do Ministério da Educação (MEC), nas últimas décadas, e aponta as descontinuidades da política atual, especialmente, a partir da Política Nacional de Alfabetização e seus possíveis desdobramentos para a avaliação na e da Educação Infantil. Depois apresenta cada um dos oito artigos que compõem o dossiê e seus movimentos avaliativos.

Biografia do Autor

Patricia Corsino, Universidade federal do Rio de Janeiro

Professora Associada  do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ- Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE-UFRJ

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Corsino, P. (2021). Apresentação – Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83539

Edição

Seção

Dossiê - Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil