Promoção de Talento & Intervenção Psicológica: contributos da literatura

Autores

  • Cristina Costa-Lobo Instituto de Estudos Superiores de Fafe http://orcid.org/0000-0003-4459-8676
  • Susana de Sá Instituto de Estudos Superiores de Fafe https://orcid.org/000-0003-1339-5745
  • Alexandra Ribeiro Instituto de Estudos Superiores de Fafe

Resumo

Esta investigação inscreve-se no âmbito da Psicologia da Educação, tendo como propósito contribuir para uma leitura crítica e interpretativa das plurais linhas de investigação em torno do construto do Talento, através de uma revisão sistemática da literatura. São escassos os estudos que têm cumprido a metodologia da revisão sistemática da literatura, nomeadamente na Europa e, embora não seja uma abordagem inovadora, este estudo constituiu um esforço para aprofundar discussões que já vêm sendo construídas, na intenção de produzir novos conhecimentos e sinalizar relações entre diferentes variáveis que influenciam a promoção do Talento. A pesquisa centrou-se nas linhas editoriais indexadas em distintas fontes de dados (e.g., Web of Science, ELSEVIER Scopus, Scielo, APA PsycNet, Pepsic, CAPES e b-on). A análise dos dados foi conduzida através do modelo Roadmap. Para o refinamento dos resultados utilizou-se o software de gestão de referências bibliográficas Mendeley Desktop. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizado o software NVivo12, tendo-se considerado 132 estudos. Os resultados sugerem que não é suficiente a existência de um Talento inato, dado que este deverá ser trabalhado, de forma ajustada, objetivando o seu crescimento, sinalizando relações entre diferentes variáveis que influenciam a promoção do Talento. Existe, portanto, uma necessidade concreta de sistematização dos contributos da psicologia e das ciências da educação para o estudo do Talento.

Biografia do Autor

Cristina Costa-Lobo, Instituto de Estudos Superiores de Fafe http://orcid.org/0000-0003-4459-8676

Pós-Doutorado em Educação, Doutorado, Mestre e Licenciado em Psicologia. Presidente do Observatório português da Cátedra UNESCO para a Juventude, Educação e Sociedade. Diretor do Centro de Pesquisa e Intervenção em Esporte, Educação e Bem-Estar (Brasil e Portugal). Diretor do Departamento de Estratégia, Desenvolvimento e Internacionalização da Optimus Creative and Technology School (Brasil e Portugal). Professor Coordenador do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF-Portugal). Pesquisador integrado do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CIDI-IESF).

Susana de Sá, Instituto de Estudos Superiores de Fafe https://orcid.org/000-0003-1339-5745

Subdomínios Pós-Doutorado em Educação, Doutorado, Mestre e Licenciado em Ciências da Educação.
Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED- Portugal)
Professor Associado do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF-Portugal).
Pesquisador integrado do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CIDI-IESF).

Alexandra Ribeiro, Instituto de Estudos Superiores de Fafe

Graduação em Psicologia.
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde.
Psicóloga júnior.
Pesquisador integrado do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CIDI-IESF).
Ela é aluna de doutorado.

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Costa-Lobo, C., de Sá, S., & Ribeiro, A. (2021). Promoção de Talento & Intervenção Psicológica: contributos da literatura. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81548

Edição

Seção

Dossiê - Criatividade, emoção e educação