As políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Historicidade, PNLD, Recurso didático

Resumo

O livro didático é um recurso decorrente de um processo de múltiplas determinações e faz parte da história da Educação Brasileira. Este artigo caracteriza as políticas públicas brasileiras voltadas para o livro didático, estabelecendo relações entre os acontecimentos extraescolares ligados à política e ao mercado do livro didático e suas implicações no contexto da Biologia, enquanto disciplina escolar. Nesse contexto, buscamos compreender a lógica dos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em especial, de Biologia, de modo a explicar as conjunturas que demarcam o Programa. Tendo como base teórico-metodológica a lógica dialética, analisamos os PNLD de Biologia em suas relações de totalidadeparticularidade com os contextos sócio-históricos da educação, por meio de análise documental e exploratória. Concluímos que o modo como é conduzida essa política pública tem favorecido a formação de oligopólios para o ensino que amplia a obtenção do lucro de grandes grupos empresariais, o que estigmatiza o livro didático como mercadoria.

Biografia do Autor

Regiane Machado de Sousa Pinheiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Licenciatura em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Bolsista da CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e grupo de estudos sobre a Atividade de Estudo na Educação de Jovens e Adultos (TRABEDUC/UFG).Tem experiência na área de educação, com ênfase em estudos e pesquisas referente a livros didáticos, ensino de biologia, educação em ciências, história e filosofia da biologia, teoria histórico-cultural.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, na PUC Goiás. Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - UFG. Líder do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação), membro do Fórum de Licenciatura da UFG e do Centro de estudos e pesquisas em didática (CEPED). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação e tecnologias, teorias da educação, processos pedagógicos, formação de professores e Educação em Ciências. 

José Rildo de Oliveira Queiroz, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-1995), mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG-1998) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília (UnB-2007). É Professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Atua na área de pesquisa em educação em ciências, principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem em Física, formação e prática profissional do professor de Física. Foi avaliador do PNLD - 2015/2017/2018/2021. Atualmente é Coordenador do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física da UFG.

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Publicado

2021-11-16

Como Citar

Pinheiro, R. M. de S., Echalar, A. D. L. F., & Queiroz, J. R. de O. (2021). As políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81261

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