Educação, neoliberalismo e/ou sociedade administrada1

Autores

Palavras-chave:

formação do indivíduo, crítica social, neoliberalismo

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as condições atuais de formação
individual, considerando a atual estrutura social capitalista e a ideologia
neoliberal. Para cumprir este objetivo, a exposição do texto está dividida
em três partes; a primeira traz elementos para se pensar o neoliberalismo
como ideologia; a segunda trata da formação individual sob a égide dessa
ideologia, no tocante ao produtivismo e empreendedorismo exigidos
atualmente, às características de personalidade, favoráveis ou contrárias
à democracia e relacionadas com formas de violência escolar; e a última
parte discorre sobre a relação do neoliberalismo e a formação do indivíduo.
Defende-se que a ideologia neoliberal oculta a inexistência do mercado,
auxiliando a concentrar o capital em um número de grupos cada vez menor,
e a não percepção disso pode levar à defesa do estado de bem-estar social,
que se permite melhores condições materiais de vida para a população, o
que é importante não deixou de ser alvo de críticas, sobretudo de pensadores
da Teoria Crítica da Sociedade. Para a administração desse sistema de
concentração de renda é necessária uma administração de cunho fascista,
ainda que possa ter aparência de democracia; se é um fenômeno objetivo,
não prescinde de indivíduos que o sustentem, que sejam formados por uma
relação superficial com a realidade, a qual possibilita uma expressão de
violência, que indica necessidades de personalidade regredidas.

Biografia do Autor

José Leon Crochick, UNIFESP

Professor Visistante do Programa de Educação e Saúde na infância e na adolescência.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Crochick, J. L. (2021). Educação, neoliberalismo e/ou sociedade administrada1. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80472

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