Histórias e narrativas de si: memórias de docentes que atuaram numa escola rural no norte do Rio Grande do Sul (1964-1985)

Autores

Resumo

 O artigo tem por objetivo analisar as memórias de docentes rurais, que atuaram na Escola Aníbal Magni, na comunidade de Arroio Grande, no pequeno município de Selbach, localizado no norte do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1964 e 1985, em plena Ditadura Civil-Militar. A pesquisa tem a Memória como pressuposto teórico e utiliza a metodologia da História Oral. A memória assume papel decisivo, visto que, além de ser um dispositivo da História, ela é, por primazia humana, uma propriedade de preservar certas informações. Para constituir este estudo, usando a entrevista como estratégica metodológica, ouvimos dez professores(as) que ofereceram sua história de vida envolvendo-se tanto na temática foco, memórias docentes, como também naquilo que a envolve: o próprio existir. As memórias permitem uma visibilidade ao cotidiano escolar, seus espaços e tempos, visibilizando marcas das escolas rurais no contexto da Ditadura Civil-Militar. A proporção mais colaborativa presente nas comunidades rurais é citada pelos docentes, representada pelas celebrações, festividades e relações sociais mais coletivas.

Biografia do Autor

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Pós-doutorado em Educação (UFSM), Doutorado em Educação (UNISINOS), Mestrado em Educação (UPF) e Graduação em História (UPF). Professor colaborador do PPGEDU da UNISINOS.

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Pós-doutorado em Educação (U.Porto/Portugal), Doutorado em Educação (UNISINOS), Mestrado em Serviço Social (PUCRS) e Graduação em Serviço Social (PUCRS). Professora no PPGEDU da UNISINOS.

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Publicado

2021-11-16

Como Citar

Pasinato, D., & Fritsch, R. (2021). Histórias e narrativas de si: memórias de docentes que atuaram numa escola rural no norte do Rio Grande do Sul (1964-1985). Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80276

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