Apresentação – Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito

Autores

Resumo

Narrar uma experiência envolve organizá-la temporalmente, encontrar as palavras para serem ditas e configurar os momentos e os períodos da vida em uma história. Assim, para que os processos de compreensão e autoformação aconteçam, a experiência deve se tornar dizível para, em seguida, construir uma unidade histórica que pareça verdadeira e completa do ponto de vista do narrador. Neste sentido, as dimensões temporais parecem determinantes sobre os efeitos formativos da narração: duração das experiências vividas a partir das quais se desenrola a narração biográfica; tempo disponível para compor um relato, escrevê-lo e socializá-lo; distância temporal do vivido ao momento de sua narração, entre outras. O objetivo deste dossiê é, portanto, analisar os tensionamentos que envolvem a dinâmica das temporalidades da narrativa, seus efeitos e os processos de compreensão que dela resultam.

Biografia do Autor

Maria Amália Almeida Cunha, Professora Associada- Departamento de Ciências Aplicadas à Educação- Faculdade de Educação- Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia, Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Cunha, M. A. A., & Breton, H. (2021). Apresentação – Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79134

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo