Inovações educacionais no tempo presente e rupturas no paradigma moderno: uma análise das pesquisas educacionais da Universidade de Genebra

Autores

Palavras-chave:

Inovações educacionais, culturas escolares, tempo presente, Universidade de Genebra/Suíça.

Resumo

Os anos de 1990 têm se configurado como de deslocamento no modo de se pensar e de se organizar o trabalho escolar e a formação de professores. As mudanças estão associadas ao diagnóstico de que a escola está com dificuldade em manter um nível desejável de aprendizagem e que falha no papel de ensinar de forma eficaz a todos. Esse contexto de crise é, também, de processos de mudanças. Este estudo trata de inovações no campo do trabalho escolar e da formação de professores, a partir da produção e da experiência de pesquisadores do Laboratoire de Recherche Innovation, Formation, Éducation (LIFE) da Universidade de Genebra na Suíça. De cunho exploratório e qualitativo e utilizando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), esta investigação foi guiada pelo questionamento: Do que tratam as produções do LIFE quando discutem a inovação das práticas pedagógicas e da formação de professores? Embora toda inovação envolva algum grau de dificuldade e de resistência, nem todas possuem o mesmo grau de reação, uma vez que podem operar em níveis de mudanças mais ou menos complexos. Enquanto há inovações que desejam tocar nas estruturas que definem a cultura da organização das instituições escolares, como o tempo e o espaço que estruturam o seu trabalho, outras operam no plano do próprio trabalho, como as metodologias e os materiais didáticos.

Biografia do Autor

Edneia Regina Rossi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996). Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atua na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação.  Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar (HEDUCULTES). Pesquisadora visitante na Universidade de Genebra /Suíça (2019-2020). Pesquisa em temas como: História da educação brasileira republicana; escola graduada, formas escolares; culturas escolares; identidades culturais, migrações e educação; tempo presente e inovações educacionais.

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Rossi, E. R. (2021). Inovações educacionais no tempo presente e rupturas no paradigma moderno: uma análise das pesquisas educacionais da Universidade de Genebra. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78885

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