Gestão do trabalho docente: o “dramático” uso de si

Autores

  • Eliana Gonçalves Moura Feevale

Palavras-chave:

Gestão do trabalho, Trabalho docente, Formação em Serviço, Subjetividade.

Resumo

Aborda os processos coletivos, por meio dos quais os professores produzem-se sujeitos do trabalho, engendrados numa dimensão da experiência laboral que escapa à lógica da organização do trabalho e às práticas de gerenciamento nas escolas. Problematiza os modelos de formação em serviço, concebidos como estratégias de controle e padronização da prática docente. Propõe a gestão do trabalho docente como uma ação inerente à experiência, que supõe escolhas entre uma hierarquização de atos, de objetivos e de valores, assim como, uma tensão “dramática” do uso de si “por si” e “pelos outros”.

Biografia do Autor

Eliana Gonçalves Moura, Feevale

Doutora em Educação - PUC/RS; Profº. Pesquisadora do mestrado em inclusão social e Acessibilidade na FEEVALE/RS; elianapgm@feevale.br. Sou docente do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes/ICHLA, nos cursos de Formação de Professores, especialmente, Pedagogia. Desenvolvo atividades de pesquisa voltada para as temáticas relacionadas ao trabalho docente, formação de professores, práticas de educação não escolar e subjetividade.

Downloads

Publicado

2008-12-16

Como Citar

Moura, E. G. (2008). Gestão do trabalho docente: o “dramático” uso de si. Educar Em Revista, 25(33), p. 157–169. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7854

Edição

Seção

Demanda Contínua