A qualidade das creches conveniadas de Fortaleza em foco

Autores

Palavras-chave:

avaliação da qualidade da educação infantil, condições educacionais, creches conveniadas, práticas pedagógicas

Resumo

O foco deste trabalho foi a qualidade da educação oferecida nas 94 creches conveniadas de Fortaleza (Ceará). A primeira etapa levantou dados gerais sobre as condições de funcionamento (estrutura física, brinquedos, formação dos profissionais etc.) de 54 creches e a segunda incluiu 16 delas, buscando um maior conhecimento, especialmente, sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas como as experiências e linguagens em contextos lúdicos; tempos, espaços e materiais; envolvimento das crianças e empenho dos professores. Foram realizadas visitas às creches, usando roteiros específicos para as observações e entrevistas. Tanto em relação às condições de funcionamento (como a estrutura física e materiais) quanto às práticas pedagógicas (a exemplo da falta de escuta e parcas interações entre professoras e os meninos e meninas), os dados indicam grandes desafios a serem enfrentados. Levando em conta a legislação vigente, os avanços da área da Educação Infantil e o grande impacto das experiências educacionais nas vidas dos bebês e crianças bem pequenas e mesmo o risco de adoecerem a que eles estão expostos ao frequentarem estas creches, a avaliação realizada indica a supressão do estabelecimento de convênios como estratégia para o atendimento da demanda por creches. Emergencialmente, enquanto este tipo de prática persistir, é urgente o maior investimento público em variados elementos do trabalho desenvolvido nesses equipamentos a fim de garantir o direito desses sujeitos à educação de qualidade.

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Cruz, S. H. V., Cruz, R. C. de A., & Rodrigues, A. P. C. M. (2021). A qualidade das creches conveniadas de Fortaleza em foco. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78408

Edição

Seção

Dossiê - Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil