Seleção de diretores e o sentido da gestão escolar: percepções de diretores sobre o plano de gestão

Autores

Palavras-chave:

Planejamento e Avaliação Educacional, Administração Educacional, Política Educacional

Resumo

Nas redes públicas de ensino do Brasil tem se estabelecido crescentemente mecanismos mistos de seleção de diretores escolares, no sentido de aferir a competência técnica e política dos candidatos para gerir as escolas. No contexto do processo de descentralização de políticas educacionais e afirmação do paradigma pós-burocrático de matriz gerencial, o plano de gestão, requisito técnico para a seleção dos diretores, constitui-se como instrumento para indução do uso de indicadores educacionais, definição de metas e alcance da eficácia escolar. Com base em análise bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas, este estudo de caso busca verificar as percepções dos diretores de duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, considerados burocratas do nível de rua, sobre a implementação da diagnose e autoavaliação, etapas constitutivas do plano de gestão nas escolas. Verificamos que as diretoras participantes da pesquisa atuaram com margens de liberdade para gerir o processo, e que baseadas nas distintas experiências e valores atribuíram sentidos diferentes aos planos de gestão.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Magalhaes de Lima, PUC Rio

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio (2016), obteve o grau de Mestre em Educação pela mesma instituição (2011). Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação (NUGEPPE), entre 2018-2019. Possui especialização em Administração Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1996) e em Educação Brasileira e Movimentos Sindicais pela Universidade Federal Fluminense (2002). Graduou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Foi diretora de escola pública de ensino fundamental na rede pública municipal do Rio de Janeiro entre 1994 e 2012. Foi Professora Substituta do Departamento de Administração Escolar (EDA), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2017-2019). É integrante do Grupo de Pesquisas GESQ - Gestão e Qualidade da Educação, do Departamento de Educação da PUC Rio e da REIPPE, Rede de Estudos e Pesquisas sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em educação brasileira, políticas educacionais, sociologia da educação, desigualdades educacionais, gestão educacional e escolar. What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy

Publicado

2021-12-06

Como Citar

de Lima, M. de F. M. (2021). Seleção de diretores e o sentido da gestão escolar: percepções de diretores sobre o plano de gestão. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78290

Edição

Seção

Dossiê - Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais