Um ambiente-escola entre poéticas, narrativas e experimentações

Autores

Palavras-chave:

Narrativa, Experimentações, Educação Ambiental, Escola, Diferença.

Resumo

Na busca de repensar os clichês que circundam tanto o espaço escolar quanto a educação ambiental, perguntamo-nos: quais as potências que pulsam no que poderíamos chamar de ambiente-escola? Ao propormos uma porosidade de fronteiras entre os termos “ambiente” e “escola”, referimo-nos a um ambiente escolar que existe na sua diversidade de afetos, encontros e acontecimentos. Escola que atualmente é alvo de discursos ultraconservadores que visam suprimir sua potencialidade inventiva de espaços-tempos outros. No percurso dessa pesquisa, abrimo-nos às possibilidades de educações ambientais inventivas e nos movimentamos também rumo a uma ressignificação do espaço escolar, adentrando nas narrativas, poéticas e diferenças que o habitam. Em uma escola pública municipal situada em Florianópolis (SC), convidamos estudantes do nono ano do ensino fundamental e distintos trabalhadores a participarem de oficinas que possibilitaram experimentações em educação ambiental em torno das seguintes perguntas: quais narrativas e poéticas povoam este ambiente-escola? De que forma estes narrares se relacionam com as diferenças e multiplicidades presentes neste ambiente-escola? O diário de campo foi um importante dispositivo para o delineamento dessas questões. Num processo coletivo de criação de outros modos de nos relacionarmos com tal espaço, ao realizarmos diferentes experimentações com narrativas e poéticas junto a essa diversidade de sujeitos escolares, mobilizaram-se as dimensões do afeto e do encontro em distintas práticas em educação ambiental.

Biografia do Autor

Daniel Ganzarolli Martins, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Biologia Geral e Programa de Pós-graduação em Educação.

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação desta universidade.

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Ganzarolli Martins, D., & Maíra Vicentini de Sampaio, S. (2021). Um ambiente-escola entre poéticas, narrativas e experimentações. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78242

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas