Indicadores para avaliação das políticas públicas de Educação Ambiental nas escolas: uma análise à luz do ciclo de políticas e da teoria da atuação

Autores

Palavras-chave:

Avaliação. Políticas Públicas, Educação Ambiental, Indicadores.

Resumo

O artigo apresenta a análise do processo de aplicação de uma Matriz de Indicadores para a avaliação de políticas públicas de Educação Ambiental nas escolas. Para isso, o estudo se fundamenta no ciclo de políticas (BALL; BOWE, 1992) e na teoria da atuação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016). Argumenta-se que a abordagem conceitual do ciclo de políticas e a teoria da atuação deram significado ao instrumento de avaliação construído pelos e para os atores do contexto da prática. Assim também auxiliaram na compreensão das interrelações entre as dimensões contextuais da teoria da atuação e a Matriz de Indicadores de Educação Ambiental construída por diversos sujeitos da política. A interpretação e a análise dos dados gerados a partir da aplicação da Matriz de Indicadores em contextos escolares, com a participação das professoras, apontam que as dimensões que a estruturam tomam sentido quando integradas entre si e relacionadas a contextos apropriadamente situados. Assim, o instrumento demonstra sua relevância, em especial para a etapa de avaliação no ciclo de políticas.

Biografia do Autor

Solange Reiguel Vieira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidades Tecnológica Federal do Paraná.Especialista em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis. Graduada em Geografia. Atuou como Técnica Pedagógica de Educação Ambiental na Secretaria deEstado da Educação do Paraná entre 2012 e 2014. Professora de Geografia da Rede Estadual deEnsino do Paraná desde 2005. Pesquisadora na área da Educação Ambiental.

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Desenvolve pesquisas relacionadas com  Meio  Ambiente,  Educação  Ambiental,  Metodologias  de  Ensino  de  Química  e  de  Ciências. Doutora em Química (UFPR), Mestre em Ciências (UTFPR), Especialista em Metodologia Científica, Graduada em Química.

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora  Associada  da  Universidade  Federal  do  Paraná.  Pesquisadora  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação.  Doutora  em  Ciências  da  Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federeal do Rio Grande. Licenciada em Pedagogia. Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS).

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Vieira, S. R., Morais, J. L. de, & Campos, M. A. T. (2021). Indicadores para avaliação das políticas públicas de Educação Ambiental nas escolas: uma análise à luz do ciclo de políticas e da teoria da atuação. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78220

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas