Uma educação para o fim do mundo? Os desafios socioambientais contemporâneos e o papel da educação ambiental em contextos escolarizados

Autores

Palavras-chave:

Crise Socioambiental. Educação Ambiental. Mudanças Climáticas.

Resumo

O presente artigo é um ensaio teórico sobre o estado da arte das policrises da civilização contemporânea, nos planos global e nacional, e sobre os desafios que essas crises representam para a educação ambiental que se realiza em contextos escolarizados. O objetivo, portanto, é refletir sobre a magnitude das crises socioambiental, climática e sanitária e sobre as contribuições que a educação ambiental escolar pode oferecer para reverter ou mitigar as ameaças identificadas. As evidências científicas e cotidianas revelam sinais preocupantes que impactam o estado da biosfera, o bem-estar e a saúde humana, a segurança alimentar das populações, a manutenção da paz e da democracia e, em última instância, a própria sobrevivência da espécie humana no planeta Terra. Nesses termos, torna-se, cada vez mais frequente, no discurso e no imaginário social, a alusão a narrativas de colapso, catástrofe, ruptura, decadência e fim do mundo. Metodologicamente, o texto dialoga com a literatura socioambiental com aportes da Educação ambiental crítica, da Ecologia política, dos conflitos e da justiça socioambientais. A reflexão conclui que, diante dos desafios colocados, a educação ambiental escolar não pode se render ao reprodutivismo social e pedagógico. O tempo é de formação e transformação dos sujeitos para o exercício da liberdade e para a defesa da vida.

 

Biografia do Autor

Gustavo Ferreira da Costa Lima, Universidade Federal da Paraíba

Prof. Dr do Departamento de Ciências Sociais  e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA ambos da UFPB

Maria Betânia Ribeiro Torres, Profa. Dra. Do Departamento de Gestão Ambiental e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas ambos da UERN

Profa. Dra. do Departamento de Gestão Ambiental e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas ambos da UERN

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Lima, G. F. da C., & Torres, M. B. R. (2021). Uma educação para o fim do mundo? Os desafios socioambientais contemporâneos e o papel da educação ambiental em contextos escolarizados. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77819

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas