Os processos de avaliação na Educação Infantil: a produção da criança e da infância em risco

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Processos de Avaliação. Produção da criança.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como, nos processos de avaliação na Educação Infantil, os pareceres pedagógicos, que compõem a documentação pedagógica das instituições, operam certos saberes e normas que legitimam um determinado modo e tipo de infância e a criança produzida como sujeito em risco e a ser ajustado. Ocupando-se de um arquivo de dados composto por fragmentos de pareceres pedagógicos opera-se uma análise inspirada nas noções – ferramentas, saber e norma, a partir dos estudos foucaultianos, para mostrar como os usos desse instrumento de avaliação pode estar (re) produzindo saberes e matrizes normativas que produzem sujeitos-crianças e uma posição para certas infâncias serem rotuladas e identificadas como em risco e necessidade de ajustamento. Com a análise, busca-se mostrar os processos de avaliação que podem naturalizar um modo de ser criança em risco e a ser ajustada. Conclui-se apontando o limite que o conjunto de saberes e regras colocados em funcionamento, através dos processos de avaliação, nas instituições de Educação Infantil, ao identificar e rotular as crianças, podem estar limitando a percepção e a atuação das instituições e dos docentes no sentido de compreender a diversidade e multiplicidade de criança(s) e de infância(s) na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Taciana Uecker, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Pedagogia (UFSM, 2017), Especialização em Gestão e Supervisão Educacional (CENSUPEG, 2018), Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional pelo programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM,2019) e Doutoranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE, na linha de pesquisa LP3- Educação Especial, inclusão e diferença (UFSM). Possui vários cursos na área da Educação, bem como experiência profissional na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - EJA e Graduação. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em (In) Exclusão, Políticas Públicas, Formação de Professores, Educação Infantil e Pedagogia. Atualmente é Professora da Rede Municipal de Santa Maria- RS. Contato: taci.uecker@gmail.com

Leandra Bôer Possa, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Graduada em Educação Especial - Licenciatura Plena- Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestrado em Psicopedagogia - Universidad de La Havana (2001), Mestrado em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (1997), bolsista CNPq e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Realizou Estágio Pós Doutoral em Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada na Universidade de Valencia, Espanha (2016-2017), bolsista CAPES. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Educação Especial, Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Líder do Grupo Institucional GEPE/UFSM.

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Uecker, T., & Possa, L. B. (2021). Os processos de avaliação na Educação Infantil: a produção da criança e da infância em risco. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77445

Edição

Seção

Dossiê - Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil