Políticas de Educação Especial numa perspectiva inclusiva em Angola: contexto, avanços e necessidades emergentes (1979-2017)

Autores

Palavras-chave:

Política educacional, educação especial, educação inclusiva, educação angolana

Resumo

Partindo da tese universal de que toda a criança tem o direito à educação, inclusive as com deficiência, a pesquisa remete-nos a uma análise das Políticas de Educação Especial desde uma perspectiva inclusiva em Angola, acreditando que todo um conjunto de fatores multifacetados e contextuais tenham implicações na sua prática. Com o objetivo de analisar o percurso da atual política de educação especial angolana, os contextos da tardia Proclamação da Independência, da guerra civil e da pobreza extrema do país que o influenciaram em grande escala, a sua implementação é também impactada pela diversidade cultural do país. O recorte temporal do estudo abrange o período que vai do ano de implementação da educação especial (Decreto 56/79, em 1979) ao da criação da primeira Política de Educação Especial (Decreto Presidencial nº187/17, em 2017). Com base em uma abordagem qualitativa de matriz documental e bibliográfica, primando fundamentalmente documentos da Organização das Nações Unidas (ONU) que defendem um enfoque de promoção dos Direitos Humanos e autores que enfatizam o reconhecimento das diferenças, da diversidade e de como a realidade local pode influenciar na política educativa (AINSCOW, 2001; SACRISTÁN, 2000; QUIROGA, 2010; ARTILES; KOZLESKI; 2019, entre outros), os resultados levaram-nos a aferir que a educação especial em Angola é concebida como uma área específica e diferenciada da educação geral, fundamentada em um modelo médico da deficiência. Contudo, ficou igualmente evidente no discurso político a intenção de fazer o sistema educativo cada vez mais inclusivo, apesar de as práticas revelarem um longo caminho por ser percorrido para que o discurso assumido esteja mais próximo das práticas.

Biografia do Autor

António António, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando do Pograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em psicopedagogia e educação especial pela universidad católica del Maule, Chile e licenciado em ciências da educação, opção gestão escolar pela universidade 11 de novembro, Angola. Professor efetivo do Ministério da educação de Angola, lecionando no magistério do Soyo, Zaire, Angola.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutora em Educação, Arizona State University;Professora Titular da  Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC) – Brasil, do Programa de Pós-graduação em Educação; Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Observatório de práticas escolares.

Osvaldo Hernández González, Universidad de Talca, Chile

Mestre em Educação Especial e Psicopedagogia. Estudante de Doutorado em Ciências Humanas na Universidade de Talca, Chile

Publicado

2021-12-06

Como Citar

António, A., Mendonça Lunardi Mendes, G., & González, O. H. (2021). Políticas de Educação Especial numa perspectiva inclusiva em Angola: contexto, avanços e necessidades emergentes (1979-2017). Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77223

Edição

Seção

Dossiê - Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais