Na trilha da educação norte-rio-grandense: a emergência das práticas escoteiras na cidade do Natal no início do século XX

Autores

Palavras-chave:

Educação, Escotismo, Natal, Intelectuais, Redes de sociabilidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a emergência do escotismo na cidade do Natal-RN no início do século XX, problematizando como este tipo de educação, pensada por Baden-Powell para a realidade de jovens ingleses, foi recepcionada pela elite e autoridades políticas locais. Para percorrer a trilha deixada pela educação escoteira no estado do Rio Grande do Norte, nos apropriamos dos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural e privilegiamos como fontes leis, mensagens de governos, jornais, correspondências e fotografias, ancorados nas considerações teóricas de Sirinelli (2003) sobre o conceito de intelectual, que nos possibilitou pensar as figuras dos fundadores do escotismo natalense e suas redes de sociabilidades. O trabalho constatou que a emergência do escotismo na cidade do Natal foi fruto da iniciativa de intelectuais, cujas redes de sociabilidades foram determinantes para a implantação e consolidação desse modelo de educação no estado.

Biografia do Autor

Andressa Barbosa de Farias Leandro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (2020). Mestre em História, pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (2014). Especialista em História do Brasil e da Paraíba pela Faculdade Integrada de Patos - FIP (2012). Licenciada em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Atua nas áreas de História das Instituições Educativas, História das Práticas Educativas, História Cultural e Patrimonial. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao Movimento Escoteiro no Brasil.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Leandro, A. B. de F. (2021). Na trilha da educação norte-rio-grandense: a emergência das práticas escoteiras na cidade do Natal no início do século XX. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77046

Edição

Seção

Dossiê - Corpo e história: os múltiplos processos de educação do corpo