O estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada: uma análise à luz de Soren Kierkegaard

Autores

Palavras-chave:

Angústia, Kierkegaard, Formação continuada.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a presença do estado de angústia manifestado por professores participantes de uma formação continuada e seus possíveis desdobramentos a partir da perspectiva de Soren Kierkegaard. Para tanto, realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa caracterizada como uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários. Foram analisados dados de uma tese de doutorado, a qual retrata uma formação continuada constituída de 26 encontros realizados durante aproximadamente três anos, que contou com a participação de 15 docentes. Os resultados indicam que ao estudarem uma forma de atuação docente que consideraram mais adequada em relação à que realizavam, os professores constaram um estado de angústia no sentido do nada kierkegaardiano. Essa condição, preocupante inicialmente, potencializou a busca do conhecimento como modo de enfrentar a angústia, visando atuar com práticas inovadoras. Assim, parece pertinente que instituições, docentes – ao planejarem e desenvolverem formação continuada de modo colaborativo – e os próprios participantes desses eventos considerem a presença do estado de angústia uma vez que este pode potencializar a reflexão sobre a própria atuação docente.

Biografia do Autor

Robson Machado Borges, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Doutor em Ciências do Movimento Humano. Pofessor adjunto Unijuí, docente no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional e coordenador dos cursos de Educação Física da Unijuí.

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Doutor em Educação. Professor adjunto do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado).

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutor em Educação. Professor Associado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Borges, R. M., Fensterseifer, P. E., & Fraga, A. B. (2021). O estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada: uma análise à luz de Soren Kierkegaard. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76449

Edição

Seção

Demanda Contínua