Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Marta Sueli de Faria Sforni
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, aprendizagem conceitual, ensino fundamental, teaching, learning, conceptual learning, primary teaching

Resumo

Neste trabalho são analisadas situações de ensino e  aprendizagem em busca de evidências da relação entre o desenvolvimento do pensamento dos estudantes e a forma pela qual o conhecimento é organizado e ensinado na escola. As análises estão fundamentadas em discussões de autores da Teoria Histórico- Cultural acerca dos conceitos cotidianos e científicos, bem como sobre a relação entre pensamento e linguagem. Os dados empíricos foram obtidos durante a realização de um projeto com alunos da quarta série do ensino
fundamental de uma escola pública do município de Maringá, no qual foi desenvolvido o tema alimentos, no que se refere à produção e conservação, envolvendo também aspectos da industrialização e da tecnologia. No decorrer do projeto, perseguimos a aprendizagem conceitual, tendo como fundamento
que a mediação docente deve concorrer para que os  conhecimentos prévios sejam transformados em científicos. Nos episódios de ensino analisados neste trabalho, observamos o movimento do pensamento dos estudantes, desencadeado por situações-problema que lhes permitiram transitar entre o conceito espontâneo e o científico.

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Como Citar

Sforni, M. S. de F., & Galuch, M. T. B. (2006). Aprendizagem conceitual nas séries iniciais do ensino fundamental. Educar Em Revista, 22(28), p. 217–229. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7621

Edição

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