Educação Infantil em museus de arte, ciência e história

Autores

Palavras-chave:

Infância, Educação Infantil, Museus

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado que investigou o público
de Educação Infantil em museus de arte, ciência e história1. Apresentamos
parte dos achados da pesquisa no que se refere a como as crianças reagem
a essa experiência. Para tanto, foi priorizada a abordagem de pesquisa
qualitativa, com realização de pesquisa de campo em museus de tipologias
distintas, localizados na cidade do Rio de Janeiro. Questionário online,
observação, entrevista e análise documental foram utilizados como
ferramentas metodológicas. A reflexão acerca da formação humana, pautada
nas experiências em meio à cultura e às manifestações culturais, artísticas
e estéticas teve como alicerce as perspectivas teóricas de autores da área
da Educação, Infância, Estética e Museologia que contribuíram para o
constructo teórico da pesquisa. Os resultados apontam que a experiência das
crianças nos espaços museais se constitui na interação com outros (pares,
mediadores, professores) e com as manifestações, registros e celebração
das diferentes formas de viver e estar no mundo. Conclui-se que, por
meio de mediações e ações educativas adequadas, os museus podem ser
compreendidos enquanto meio – experimental e criativo – profícuo para
promover às crianças o encontro com a cultura.

 

Biografia do Autor

Thamiris Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PUC-Rio), Mestre em Ciências em Museologia e Patrimônio (UNIRIO) e Graduada em Pedagogia (UERJ). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Museus, Cultura e Infância (GEPEMCI PUC-Rio) e professora do curso de extensão Infância, Cultura, Educação e Estética (PUC-Rio).Sua pesquisa concentra-se nas áreas de infância, educação infantil e desenvolvimento infantil na relação com a cultura, experiência estética, museus, educação formal e não formal.

Cristina Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação-PUC-Rio. Diretora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI) e do Curso de Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação não formal, museus, cultura, educação infantil, formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Lopes, T., & Carvalho, C. (2021). Educação Infantil em museus de arte, ciência e história. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76182

Edição

Seção

Demanda Contínua