PROUNI: democratização do acesso às Instituições de Ensino Superior?

Autores

  • Afrânio Mendes Catani
  • Ana Paula Hey
  • Renato de Souza Porto Gilioli

Palavras-chave:

Prouni, educação superior, democratização, acesso, IES privadas, higher education, democratization, access, private ISEs

Resumo

O objetivo do artigo é discutir em que medida o Prouni é um instrumento de democratização da educação superior no Brasil ou um mero programa de estímulo à expansão das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Analisaremos a trajetória desse programa social desde a primeira proposta apresentada até a lei que o sancionou (janeiro de 2005), bem como os desenvolvimentos
posteriores a ela. Nesse processo, o governo Lula concedeu a
maioria das reivindicações do lobby das IES privadas. Apesar de induzi-las a oferecer bolsas a estudantes de baixa renda em troca de isenções fiscais, o Prouni prioriza o acesso desses estudantes à educação superior e não sua permanência.

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Como Citar

Catani, A. M., Hey, A. P., & Gilioli, R. de S. P. (2006). PROUNI: democratização do acesso às Instituições de Ensino Superior?. Educar Em Revista, 22(28), p. 125–140. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7615

Edição

Seção

Dossiê Temático