Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – Conceitos e práticas

Autores

  • Marília Costa Morosini

Palavras-chave:

internacionalização da educação superior, estado do conhecimento, transnacionalizacão, educação superior, Internationalization of Higher Education, state of art, higher education, transnationalization

Resumo

A partir da década de 90 a internacionalização da educação superior se fortifica no panorama mundial. Corrobora para isto a tendência de categorizar a educação como serviço, regulamentada pela OMC, paralelo ao predomínio da concepção de transnacionalização frente à da soberania do estado-nação.
O trabalho objetiva identificar o estado de conhecimento sobre
internacionalização universitária, conceitos e práticas (DALE, 2000), neste século, por meio do estudo de banco de dados de periódicos de educação, da Europa e da América do Norte. A metodologia segue os princípios de análise de conteúdo. Foram identificados o crescimento da produção sobre o tema e uma tendência à alteração de foco temático: do conceitual para a prática. A internacionalização da educação superior frente à expansão quase que desordenada do sistema e à complexidade instituída, necessita, urgentemente, de estudos e políticas públicas que freiem a perspectiva mercadológica e contribuam para a qualidade acadêmica social. Palavras-chave: internacionalização da educação superior; estado do conhecimento, transnacionalizacão; educação superior.

Downloads

Como Citar

Morosini, M. C. (2006). Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – Conceitos e práticas. Educar Em Revista, 22(28), p. 107–124. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7614

Edição

Seção

Dossiê Temático