Jovens negras no Ensino Médio público e privado: leituras interseccionais sobre suas vivências e percepções do racismo
Palavras-chave:
jovens negras, ensino médio, relações étnico-raciais, interseccionalidade, grupos de discussãoResumo
Com base em uma análise comparada e interseccional dos discursos de jovens negras no ensino médio em uma escola pública e uma escola particular no Distrito Federal, o presente artigo analisa como o racismo e a discriminação se articulam na construção das relações sociais dentro e fora da escola. A perspectiva de interseccionalidade foi usada como ferramenta teórica e analítica para compreender como os eixos raça, gênero e classe moldaram as experiências de racismo e discriminação dentro e fora da escola. A pesquisa empírica contou com a realização de grupos de discussão. Concluímos que a discriminação e o racismo afetam negativamente jovens de classes sociais diferentes, bem como suas relações sociais e que a educação e a escola têm papel representativo, tanto no sentido da omissão, permitindo a reprodução destes processos, como da tomada de posição, quando aciona mecanismos para a punição dos agressores. Ressaltamos o potencial transformador da educação e das ferramentas educativas que corroborem as práticas antirracistas no contexto escolar.
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