Jovens negras no Ensino Médio público e privado: leituras interseccionais sobre suas vivências e percepções do racismo

Autores/as

Palabras clave:

jovens negras, ensino médio, relações étnico-raciais, interseccionalidade, grupos de discussão

Resumen

Com base em uma análise comparada e interseccional dos discursos de jovens negras no ensino médio em uma escola pública e uma escola particular no Distrito Federal, o presente artigo analisa como o racismo e a discriminação se articulam na construção das relações sociais dentro e fora da escola. A perspectiva de interseccionalidade foi usada como ferramenta teórica e analítica para compreender como os eixos raça, gênero e classe moldaram as experiências de racismo e discriminação dentro e fora da escola. A pesquisa empírica contou com a realização de grupos de discussão. Concluímos que a discriminação e o racismo afetam negativamente jovens de classes sociais diferentes, bem como suas relações sociais e que a educação e a escola têm papel representativo, tanto no sentido da omissão, permitindo a reprodução destes processos, como da tomada de posição, quando aciona mecanismos para a punição dos agressores. Ressaltamos o potencial transformador da educação e das ferramentas educativas que corroborem as práticas antirracistas no contexto escolar.

Biografía del autor/a

Éllen Daiane Cintra, Universidade de Brasília

Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), Linha de Estudos Comparados em Educação

Wivian Weller, Universidade de Brasília

Professora Associada IV da Faculdade de Educação (Sociologia da Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - linha de pesquisa: Estudos Comparados em Educação - ECOE

Publicado

2021-11-16

Cómo citar

Cintra, Éllen D., & Weller, W. (2021). Jovens negras no Ensino Médio público e privado: leituras interseccionais sobre suas vivências e percepções do racismo. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76051

Número

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