Jovens negras no Ensino Médio público e privado: leituras interseccionais sobre suas vivências e percepções do racismo

Autores

Palavras-chave:

jovens negras, ensino médio, relações étnico-raciais, interseccionalidade, grupos de discussão

Resumo

Com base em uma análise comparada e interseccional dos discursos de jovens negras no ensino médio em uma escola pública e uma escola particular no Distrito Federal, o presente artigo analisa como o racismo e a discriminação se articulam na construção das relações sociais dentro e fora da escola. A perspectiva de interseccionalidade foi usada como ferramenta teórica e analítica para compreender como os eixos raça, gênero e classe moldaram as experiências de racismo e discriminação dentro e fora da escola. A pesquisa empírica contou com a realização de grupos de discussão. Concluímos que a discriminação e o racismo afetam negativamente jovens de classes sociais diferentes, bem como suas relações sociais e que a educação e a escola têm papel representativo, tanto no sentido da omissão, permitindo a reprodução destes processos, como da tomada de posição, quando aciona mecanismos para a punição dos agressores. Ressaltamos o potencial transformador da educação e das ferramentas educativas que corroborem as práticas antirracistas no contexto escolar.

Biografia do Autor

Éllen Daiane Cintra, Universidade de Brasília

Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), Linha de Estudos Comparados em Educação

Wivian Weller, Universidade de Brasília

Professora Associada IV da Faculdade de Educação (Sociologia da Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - linha de pesquisa: Estudos Comparados em Educação - ECOE

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Publicado

2021-11-16

Como Citar

Cintra, Éllen D., & Weller, W. (2021). Jovens negras no Ensino Médio público e privado: leituras interseccionais sobre suas vivências e percepções do racismo. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76051

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