Uma moral “corporal” generificada nos manuais escolares franceses de moral e de higiene (1880-1974)

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Igualdade, Sexo, Moral, Higiene.

Resumo

O estudo dos manuais escolares franceses de Moral e Higiene do final do século XIX ao segundo terço do século XX permite descrever os preconceitos e estereótipos de gênero ligados aos diversos temas presentes nessas obras. As poucas rupturas nelas identificadas estão mais associadas a mudanças nos procedimentos didáticos do que à questão do gênero. Nesse domínio, o tratamento é bastante diferente conforme o sexo. Igualmente distintas são as temáticas encontradas quando se trata do autocuidado, de prescrições e de proibições corporais. Nas recomendações às meninas, são frequentes os assuntos da paciência, do asseio, da temperança, da coragem moral, da ordem, da sobriedade na comida e bebida; nos conselhos aos meninos, surgem as discussões sobre a coragem, a embriaguez, o alcoolismo, as proezas físicas, o suicídio, a mutilação, o trabalho e a preguiça. Os acontecimentos marcantes quanto à situação da mulher no século XX não parecem ter impactado os manuais escolares, tanto em termos dos textos escolhidos como da iconografia, com pouquíssimas exceções.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Gleyse, J., & de Lima Neto, A. A. (2021). Uma moral “corporal” generificada nos manuais escolares franceses de moral e de higiene (1880-1974). Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75698

Edição

Seção

Dossiê - Corpo e história: os múltiplos processos de educação do corpo