Biografia e temporalidades: prática historiográfica e o ensino de história

Autores

Palavras-chave:

história, biografia, ensino de história, temporalidades.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor reflexões sobre a escrita biográfica e seus tensionamentos com o campo da pesquisa/ensino de história. Compreendendo que o empreendimento biográfico é resultado de uma escrita fundamentalmente atravessada por temporalidades diversas, percebemos na artificialidade dessa escrita sua potencialidade para analisarmos os descontínuos da vida humana e suas relações no tempo/espaço. Deste modo, buscamos destacar importantes aspectos do diálogo entre história e biografia, evidenciando novos aportes teóricos e metodológicos que contribuem, ainda, para a revisitação de seu uso e de sua produção para o ensino de história.

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Cardoso, M. G. (2021). Biografia e temporalidades: prática historiográfica e o ensino de história. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75676

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo