Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica

Alessandra Martins dos Reis, Elizeu Clementino de Souza

Resumo


As narrativas de educadores da saúde configuram-se como dispositivo que
favorece a compreensão de aprendizagens experienciais no espaço formativo
da Pós-Graduação em Educação na Saúde. Seu contexto de inserção são
as Residências em Saúde, espaços de formação que integram o ensino
e os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ancorados
em princípios da pesquisa (auto)biográfica e na utilização de memoriais,
objetiva-se discutir questões relacionadas ao processo de acompanhamento,
suas interfaces com as escritas de si e as disposições de investigação-formação
mobilizadas pela escrita de memoriais de três educadores no campo da
formação em saúde, na condição de preceptores no Programa de Residências
da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) na Bahia. As experiências
de cuidado e de educação em equipes multiprofissionais são colocadas em
reflexão nos memoriais de formação de educadores da saúde como processo
de mediação do vivido e das relações entre formador e formandos, por meio
das narrativas de experiências, com ênfase no desenvolvimento pessoal e
profissional no contexto da formação em saúde.


Palavras-chave


Pesquisa (Auto)biográfica; Memoriais; Saúde; Formação; Educadores

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