Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa (Auto)biográfica, Memoriais, Saúde, Formação, Educadores

Resumo

As narrativas de educadores da saúde configuram-se como dispositivo que
favorece a compreensão de aprendizagens experienciais no espaço formativo
da Pós-Graduação em Educação na Saúde. Seu contexto de inserção são
as Residências em Saúde, espaços de formação que integram o ensino
e os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ancorados
em princípios da pesquisa (auto)biográfica e na utilização de memoriais,
objetiva-se discutir questões relacionadas ao processo de acompanhamento,
suas interfaces com as escritas de si e as disposições de investigação-formação
mobilizadas pela escrita de memoriais de três educadores no campo da
formação em saúde, na condição de preceptores no Programa de Residências
da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) na Bahia. As experiências
de cuidado e de educação em equipes multiprofissionais são colocadas em
reflexão nos memoriais de formação de educadores da saúde como processo
de mediação do vivido e das relações entre formador e formandos, por meio
das narrativas de experiências, com ênfase no desenvolvimento pessoal e
profissional no contexto da formação em saúde.

Biografia do Autor

Alessandra Martins dos Reis, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade na Universidade da Bahia (UNEB), vinculada ao Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral. Mestrado em Saúde Coletiva (2007) pela Universidade de São Paulo (USP). 

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Pesquisador 1C CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Editor da RBE/ANPED, da Revista da FAEEBA e da Revista Brasileira de Pesqusia (Auto)biográfica (RBPAB). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13-Paris 8). Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Diretor Financeiro da ANPEd (2013-2015) Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE).

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Reis, A. M. dos, & Souza, E. C. de. (2021). Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo