“Como eu vou fazer pesquisa sozinha?” O processo de inserção na pós-graduação evidenciado nas narrativas de uma professora

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa (Auto)biográfica, Narrativas de Si, Dimensão da Temporalidade, Docência e Formação.

Resumo

Este trabalho é fruto de uma investigação que objetiva compreender os processos de inserção de professores no magistério superior em universidades federais, em uma perspectiva longitudinal. Neste artigo, de natureza (auto) biográfica, analisamos os processos de inserção de uma professora, a partir de suas narrativas, durante os primeiros anos de exercício da profissão, de 2016 a 2020. O olhar interpretativo desses relatos recai para como, em cada narrativa escrita, as experiências vividas vão sendo rememoradas, em um “ir e vir” da temporalidade. Enfatizamos a reflexão sobre a inserção na docência e na pós-graduação, especificamente nas atividades de pesquisa e orientação. Os resultados evidenciaram tensões em relação à complexidade do exercício profissional no contexto universitário. A história (re)contada do período de transição no estágio probatório traz elementos que marcam o processo de constituição identitária docente, e reforça a percepção sobre como os processos interativos são propulsores de novas possibilidades de atuação e inserção dos docentes na pós-graduação.

Biografia do Autor

Cláudia Starling Bosco, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/ Faculdade de Educação

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/ Faculdade de Educação

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Bosco, C. S., Conti, K. C., & Nunes, C. M. F. (2021). “Como eu vou fazer pesquisa sozinha?” O processo de inserção na pós-graduação evidenciado nas narrativas de uma professora. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75623

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo