De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, (Auto)biografia, Viagens, Formação, Raimundo Pereira.

Resumo

Este artigo objetiva compreender a relação entre migrações e viagens na formação musical e artística de Raimundo Pereira, por meio de reflexões sobre a (auto)biografia “Muito prazer: sirva-se Raimundo Pereira Confidencial”, publicada em 2004, articulada com entrevistas realizadas com dois docentes, um poeta e um músico – pessoas que perpassaram a vida desse sujeito. Nesta perspectiva, interroga-se: como o estudante negro ampliou e consolidou suas redes de sociabilidade em movimentos migratórios? Como se deu sua formação artística em viagens? Como as narrativas (auto)biográficas do cantor gay apresentam-se como táticas de res(ex)istência e empoderamento? A partir dos documentos escritos e orais, foi possível interpretar que, embora o barítono não assine o livro e nem use o recurso da escrita delegada, o próprio ato de narrar uma (auto)biografia, suas migrações e viagens, configura-se num gesto de afirmação, resistência e empoderamento do uso de sua voz para além do ato de cantar.

Biografia do Autor

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Paiuí

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa de Pós-graduação em Memória e Crítica da Educação da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização e graduação em Música no Conservatório Brasileiro de Música e licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Hoje trabalha como avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e Coordenador do curso de graduação em Música. Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Desenvolve os projetos de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas e o História da Educação Musical: viagens e circulação de saberes. Desde 2013, desenvolve pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidad de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita. Em 2020, iniciou a parceria com grupo de pesquisa Historia, Memoria y Patrimonio de la Educaciónda, no projeto Plan Andaluz de Investigación, com a Universid de Sevilha. É editor da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades; membro da equipe editorial dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Revista Epistemologia e Práxis Educativa. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, de editoras universitárias e de agências de fomento. Publicou artigos, capítulos de livro e apresentou trabalhos em eventos científicos internacionais no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.

Roberto Luís Torres Conduru, Southern Methodist University, SMU, Estados Unidos

Professor da Southern Methodist University, SMU, Estados Unidos. É doutor em História pela Universidade Federal Fluminense - Uff, mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-Rio, especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-Rio, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Marcia Pereria de Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pesquisadora do Núcleo de Educação, História e Ensino de Música ? NEHEMus. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2014). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2020). Graduada em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Atuou como Coordenadora do Curso de Secretaria Escolar do Instituto Federal do Piauí. Possui experiência em docência na área de orientação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC, em supervisão de estágios e em avaliação de projetos de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC JR), Professora Supervisora e Orientadora do Programa de Formação de Professores- PARFOR/UESPI, Professora visitante do Instituto de Educação Superior São Judas Tadeu. Atualmente é Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. 

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Monti, E. M. G. do, Conduru, R. L. T., & Oliveira, M. P. de. (2021). De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo