A representatividade racial na função de diretora nos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Curitiba em 2016: um limite para a democracia?

Autores

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Forma de provimento. Desigualdade racial. Curitiba. Educação Infantil.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre educação e democracia a partir da análise da desigualdade racial na representatividade de diretoras e diretores de/dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba no ano de 2016. A abordagem metodológica consistiu em uma análise quantitativa na perspectiva de Selz (2015), entendendo que um conjunto de informações numéricas precisa ser nutrido de uma base teórica que possa explicar o fenômeno analisado. A discussão foi pautada na discussão da forma de provimento por indicação da função de diretora de CMEI e, para a compreensão da desigualdade racial na função, o argumento foi tecido a partir das teorias sobre desigualdades sociais que tratam sobre a estratificação, o uso de credenciais para distinção e as desigualdades no mercado de trabalho. Os resultados evidenciaram que a ocupação das direções de CMEIs tem maior proporção de autodeclarados brancos em relação à população paranaense. Como reflexão na relação entre educação e democracia, entendeu-se que a indicação como provimento da função de diretora pode potencializar a desigualdade racial já existente no magistério pelas diferentes carreiras vigentes em Curitiba, além de impor obstáculos para a construção da democracia na comunidade escolar.

Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Faculdade Unina Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação - Universidade Federal do Paraná

Pós doutorando em educação - Universidade Federal do Paraná 

Professor do Magistério Superior - Faculdade Unina

Danieli D'Aguiar Cruzetta, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em educação - Universidade Federal do Paraná

Professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

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Publicado

2021-06-08

Como Citar

Silva, M. Q. da, & Cruzetta, D. D. (2021). A representatividade racial na função de diretora nos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Curitiba em 2016: um limite para a democracia?. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74696

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