Os estudos sobre o corpo para além da apologia e da negação: contraposição crítica ao pós-modernismo

Autores

  • herold jr carlos unicentro

Palavras-chave:

Corpo, corporeidade, materialismo histórico, pós-modernismo

Resumo

O objetivo deste estudo é problematizar as abordagens pós-modernas em relação ao corpo e à corporeidade. Para isso, dividimos o texto em três momentos: no primeiro, mostramos a forma como a forte presença acadêmica das análises sobre o corpo, está relacionada ao nascimento e ao desenvolvimento das concepções pós-modernas de ciência e filosofia; no segundo, apontamos as principais características e contradições dessa abordagem do corpo; no terceiro, a partir de alguns estudos de base materialista histórica, lançamos algumas possibilidades para que esse objeto seja analisado também por esse referencial. Como conclusões, evidenciamos a necessidade de abordagem materialista da corporeidade em que tanto a apologia quando a recusa da temática, sejam evitadas.

Biografia do Autor

herold jr carlos, unicentro

Doutor em Educação na Universidade Federal do Paraná. Prof. Adjunto do Departamento de Pedagogia da Unicentro - Guarapuava e-mail : carlosherold@bol.com.br.

Downloads

Publicado

2008-12-16

Como Citar

carlos, herold jr. (2008). Os estudos sobre o corpo para além da apologia e da negação: contraposição crítica ao pós-modernismo. Educar Em Revista, 25(33), p. 221–234. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7448

Edição

Seção

Demanda Contínua