Colonialidade e decolonialidade na crítica ao racismo e às violações: para refletir sobre os desafios educação em direitos humanos

Autores

Palavras-chave:

Colonialidade. Decolonialidade. Racismo. Direitos Humanos.

Resumo

Este artigo parte da reflexão dos efeitos da colonialidade na reprodução da desigualdade e das violências num contexto de ruptura do pacto social e de ameaça à democracia no Brasil. A partir de uma concepção crítica e decolonial em direitos humanos, busca-se relacionar o aprofundamento da desigualdade social, étnico-racial e de gênero, com a colonialidade que age nas instâncias do ser, do saber e do poder e, nessa lógica, conduz as estruturas e sistemas de poder. Por meio de uma pesquisa teórica sobre colonialidade, decolonialidade e desigualdade, são indicados desafios centrais que reposicionam o papel histórico da sociedade civil, das formas de resistência, das lutas sociais, na materialização dos direitos humanos, na direção emancipatória.

Biografia do Autor

Jucimeri Isolda Silveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Doutora em Serviço Social pela PUCSP (2013), Mestra em Sociologia pela UFPR (2004), Graduada em Serviço Social pela FIES (1997). Professora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e do Curso de Serviço Social. Coordenadora da Área Estratégica e do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR.

Sergio Luis do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Doutor em Educação pela UFPR na linha de Políticas Educacionais. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor - Secretaria Estadual de Educação do Paraná e professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Simões Augusto Zalembessa, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em Humanidades pela Universidade Católica de Moçambique em Cooperação com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo ISCTAC (2013). Graduado em Sociologia pela Universidade Jean Piaget de Moçambique.

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

Silveira, J. I., Nascimento, S. L. do, & Zalembessa, S. A. (2021). Colonialidade e decolonialidade na crítica ao racismo e às violações: para refletir sobre os desafios educação em direitos humanos. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71306

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