Ascensão na carreira docente e diferenças de gênero

Autores

Resumo

Este artigo analisa diferenças entre mulheres e homens na ocupação da carreira
docente, área considerada feminina, mas cuja carreira demonstra diferenças de
gênero. Noções como a divisão sexual do trabalho de Helena Hirata e Danièle Kergoat (2007) e a existência do glass escalator de Christine Williams
(1992, 2013, 2015) em carreiras feminizadas levam ao questionamento sobre quais diferenciações estão presentes na área da educação. A partir de dados quantitativos e entrevistas realizadas com diretoras e diretores, analisamos as diferenças de gênero na ascensão na carreira docente. Os resultados da pesquisa revelam a presença de vantagens para homens na carreira, sejam no que se refere à primeira experiência vivenciada na gestão escolar – idade mais jovem e menor tempo de manejo de sala de aula –, sejam relacionadas aos tipos de incentivo recebidos e à forma de provimento do primeiro cargo na gestão escolar. O provimento por concurso público possibilita uma aparente igualdade entre mulheres e homens no que se refere à idade de ingresso nos cargos de especialistas, embora não garanta uma igualdade na distribuição de mulheres e homens entre os diversos cargos. Os homens estão percentualmente mais presentes em cargos relacionados mais especificamente à face administrativa da gestão – vice-direção, direção e supervisão – do que naqueles dedicados mais diretamente à face pedagógica – orientação e coordenação pedagógica –, o que evidencia uma relação entre gênero e escolha na ascensão na carreira docente.

Biografia do Autor

Mariana Kubilius Monteiro

Pedagoga pela UNESP (2008). Mestra em Educação Física pela UNICAMP (2014). Doutora em Educação pela UNICAMP (2019). Integra o Grupo de Pesquisa Corpo e Educação, vinculado à Faculdade de Educação Física, e o Grupo de Pesquisa Focus, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Helena Altmann, Universidade Estadual de Campinas

Professora associada (livre docente) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Na Unicamp, é professora na Faculdade de Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Educação e coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Foi coordenadora do GTT Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015-2017). Tem experiência na área de educação, educação física e esporte, com ênfase em gênero e sexualidade. Integra o Grupo de Pesquisa Corpo e Educação, vinculado à Faculdade de Educação Física, e o Grupo de Pesquisa Focus, da Faculdade de Educação.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Monteiro, M. K., & Altmann, H. (2021). Ascensão na carreira docente e diferenças de gênero. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70432

Edição

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