Formas regulatórias e participação infantil: marcas de descompassos nos momentos da roda na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil, formas regulatórias, participação, roda de conversa.

Resumo

Este texto traz contribuições de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, que assumiu como problemática investigar as formas regulatórias de uma instituição de Educação Infantil, utilizando procedimentos metodológicos provenientes da etnografia, como: registros escritos, fotográficos e fílmicos em uma instituição de Educação Infantil pública. A empiria, resultante da etnografia, se deu com um grupo de crianças de três a cinco anos de idade e os dados revelaram a presença de uma hierarquia posta a priori nas relações intergeracionais e consolidada sob a forma de regras institucionais. Analisou-se, portanto, um descompasso entre o direito das crianças à participação, bem como as regras institucionais postas no contexto, sobretudo no momento da roda de conversa proposta pelas professoras. Lançou-se mão dos estudos da Sociologia da Infância para constituir as análises, diálogo que permitiu considerar que a roda de conversa, apesar de ser tomada como uma possibilidade de promoção da participação de crianças no que tange às decisões em contexto educativo, precisa ser problematizada à luz dos eventos e de sua organização efetiva nas práticas educativas, com especial destaque aos tempos e espaços em que a roda de conversa era proposta para as crianças.

Biografia do Autor

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Educação.

Aline Helena Mafra-Rebelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Educação pela mesma universidade (2015). Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar. Atualmente é professora substituta do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atua na formação continuada junto a profissionais da Educação Infantil nos municípios de Gaspar, Palhoça e Itapema (SC). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, sediado na UFSC e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil - GEDIN, sediado na UDESC.

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Publicado

2019-11-01

Como Citar

Buss-Simão, M., & Mafra-Rebelo, A. H. (2019). Formas regulatórias e participação infantil: marcas de descompassos nos momentos da roda na Educação Infantil. Educar Em Revista, 35(77), p. 245–264. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/68009

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