Do intelectual do caso Dreyfus ao intelectual orgânico: um modelo de análise da trajetória de Vieira Netto (1945-1973)

Autores

Palavras-chave:

Intelectual. Intelectual orgânico. Vieira Netto. Projeto societário comunista no Paraná.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender alguns aspectos da trajetória de José Rodrigues Vieira Netto a partir do conceito de intelectual nascido no Caso Dreyfus e da noção de intelectual orgânico de Gramsci. Apoia-se, além do conceito de intelectual, em fontes arquivadas pela Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), Projeto Brasil: Nunca Mais Digital, entrevista, publicações da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraná (OAB/PR) e em livros de memória. À luz das fontes e do conceito de intelectual orgânico é possível sustentar que a condição de Vieira Netto está ligada ao campo da intelectualidade e a sua inserção na sociedade, pois ele exerceu a função de professor, advogado, promotor público, integrou a Aliança Liberal, presidiu a OAB/PR, militou junto ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), elegeu-se deputado estadual no Paraná e atuou nos movimentos sociais. A reverberação dessa militância pode ser percebida nas inúmeras prisões, na perda de mandato como deputado estadual, nas perseguições, torturas, nos processos, Inquéritos Policiais Militares e na aposentadoria compulsória da Universidade Federal do Paraná. Apesar disso, mesmo em contextos políticos e ideológicos adversos, manteve sua militância, defendeu suas ideias, atuando como intelectual orgânico na construção e defesa do projeto societário e formativo comunista no Paraná.

Biografia do Autor

Regis Clemente da Costa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestre em Educação (UEPG); Graduado em Pedagogia; Graduado em Filosofia (Licenciatura); Graduado em Ciências da Religião (bacharelado). Possui especialização Lato Sensu em Gestão de Políticas, Programas e Projetos Sociais; especialização Lato Sensu em Ensino Religioso Escolar. É Professor de Filosofia na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná desde 2010, onde atua com estudantes do Ensino Médio regular e com Educação de Jovens e Adultos. Atuou como professor Colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015-2017) em cursos de licenciatura (formação de professores/as) com as disciplinas de Políticas Educacionais, Estrutura e funcionamento da educação básica e Fundamentos da educação. Trabalhou como Professor Formador no Curso de Licenciatura em História UAB/UEPG, nos anos de 2015-2016 com a disciplina de Estrutura e funcionamento da educação básica. Estuda e pesquisa os seguintes temas: Formação de professores, Políticas Educacionais, História da Educação, História Intelectual, Intelectual orgânico, Educação e Trabalho.

Nevio de Campos, UEPG

Pós-Doutor em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (2015); Doutor em Educação, na Linha de Pesquisa de História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006); Mestre em Educação, na Linha de Pesquisa de História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002); Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), com habilitação em Ensino de Filosofia e Ensino de História. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, desde 2008. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015-2017). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017-2018). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010-2012). Membro do Conselho Técnico-Científico PIBIC/CNPq/UEPG, desde 2012. Coordenador do Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Educação no Brasil e no contexto internacional, com participação de professor da Universidade Nacional de La Plata (UNLP) e pesquisadores da Universidade da República do Uruguai (UDELAR). Coordenador de termo de cooperação internacional entre pesquisadores de História, Intelectuais e Educação entre Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade da República de Montevidéu, Uruguai. Área de pesquisa: História, intelectuais e educação (História Intelectual), com temáticas específicas em: Igreja Católica, ensino superior, imprensa, pensamento pedagógico e/ou educacional.

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Publicado

2021-11-16

Como Citar

Costa, R. C. da, & Campos, N. de. (2021). Do intelectual do caso Dreyfus ao intelectual orgânico: um modelo de análise da trajetória de Vieira Netto (1945-1973). Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66504

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