FONTES DA EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GENEALOGIA DE UM PENSAR PEDAGÓGICO DECOLONIAL

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Pedagogia Decolonial, Paulo Freire, Orlando Fals Borda

Resumo

Neste artigo o objetivo é refletir sobre a emergência de um pensamento pedagógico decolonial na América Latina, tomando por base algumas das principais fontes intelectuais da educação popular neste continente. Ao entender a educação popular como um “acumulado histórico”, que ao longo dos últimos dois séculos vem se afirmando como um movimento de resistência e um discurso pedagógico em favor dos setores populares, traz-se para debate as contribuições intelectuais do brasileiro Paulo Freire (1921-1997) e do colombiano Orlando Fals Borda (1925-2008). Defende-se a ideia de que a educação popular, em sua trajetória histórica, vem contribuindo significativamente para a emergência de uma pedagogia decolonial, capaz de resistir à subalternização dos conhecimentos e das experiências de sujeitos sociais marginalizados pela modernidade/colonialidade.

Palavras-chave: Educação Popular. Pedagogia Decolonial. Paulo Freire. Orlando Fals Borda.

Biografia do Autor

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Licenciatura em Pedagogia. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. Desenvolve pesquisas nas áreas da Educação Popular, da Educação de Jovens e Adultos e dos Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais Latino-Americanos, participando dos grupos "Núcleo de Educação Popular Paulo Freire", na UEPA, "José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-Americano", na UFPA e "Educação Intercultural e Movimentos Sociais", na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e integrante da coordenação colegiada do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) - Coletivo Brasil. Atualmente desenvolve a pesquisa "Entre silêncios e lutas: especificidades da educação popular amazônica no contexto latino-americano", financiada pelo CNPq.

Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1972), mestrado em Educação Teológica - Princeton Theological Seminary (1975) e doutorado em Fundamentos Filosóficos da Educação - Rutgers - The State University of New Jersey (1977). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles, e no Max-Planck Institute for Human Development, em Berlim. É professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação e exclusão social, mediações pedagógicas e processos participativos. Coordena o grupo de pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania. Integrou o Comitê Assessor da área da Educação do CNPq (2013-2018) e o Comitê Assessor da área da Educação e Psicologia da FAPERGS (2013-2016). É editor executivo da Revista International Journal of Action Research.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Mota Neto, J. C. da, & Streck, D. R. (2019). FONTES DA EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GENEALOGIA DE UM PENSAR PEDAGÓGICO DECOLONIAL. Educar Em Revista, 35(78), 207–223. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65353

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