Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental
Resumo
As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias
orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise
civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade
fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável
em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando
práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma
nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção
de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma
Ética da Responsabilidade.
orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise
civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade
fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável
em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando
práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma
nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção
de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma
Ética da Responsabilidade.
Palavras-chave
relações sociedade-natureza; epistemologia ambiental; educação ambiental; society-nature relations; environmental epistemology; environmental education