Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental

Autores

  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro

Palavras-chave:

relações sociedade-natureza, epistemologia ambiental, educação ambiental, society-nature relations, environmental epistemology, environmental education

Resumo

As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambigüidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.

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Publicado

2006-10-20

Como Citar

Carneiro, S. M. M. (2006). Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental. Educar Em Revista, 22(27), p. 17–35. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6471

Edição

Seção

Dossiê Temático