O vôo da águia: reflexões sobre método, interdisciplinaridade e meio ambiente
Resumo
Neste artigo discute-se a inter-relação entre método, interdisciplinaridade e
meio ambiente, fazendo dialogar autores provenientes de áreas distintas e
enfocando diferentes premissas relativas às possibilidades e limites de abordagens
interdisciplinares do conhecimento. São discutidas as inextricáveis
interconexões entre método científico, cientificidade, objetividade e a fragmentação
do conhecimento na tradição filosófica ocidental, ou seja, de que
forma a disciplinaridade foi não apenas o meio, mas o próprio alicerce
sobre o qual o conhecimento foi erigido no Ocidente. Faz-se uma reflexão
sobre diferentes formas de conhecer e construir conhecimento e sobre a
necessidade de busca de novos paradigmas e racionalidades para trilhar o
caminho da interdisciplinaridade. Aponta-se a importância de conjugar os
pressupostos filosóficos presentes em diferentes teorias sistêmicas à
epistemologia, como ponto de partida nas caminhadas inter e
transdisciplinares. Destaca-se também a importância de, nesse caminhar,
resgatar as dimensões políticas, éticas, estéticas e outras que foram banidas
do corpus formal do conhecimento científico. Finalmente argumenta-se que,
na construção de trajetórias interdisciplinares, a própria linguagem deverá ser revista na medida em que ela reflete uma estrutura de pensamento que
primou pelas dicotomias, o que já tende a predeterminar uma certa relação
com o conhecimento e, portanto, com o próprio entorno.
meio ambiente, fazendo dialogar autores provenientes de áreas distintas e
enfocando diferentes premissas relativas às possibilidades e limites de abordagens
interdisciplinares do conhecimento. São discutidas as inextricáveis
interconexões entre método científico, cientificidade, objetividade e a fragmentação
do conhecimento na tradição filosófica ocidental, ou seja, de que
forma a disciplinaridade foi não apenas o meio, mas o próprio alicerce
sobre o qual o conhecimento foi erigido no Ocidente. Faz-se uma reflexão
sobre diferentes formas de conhecer e construir conhecimento e sobre a
necessidade de busca de novos paradigmas e racionalidades para trilhar o
caminho da interdisciplinaridade. Aponta-se a importância de conjugar os
pressupostos filosóficos presentes em diferentes teorias sistêmicas à
epistemologia, como ponto de partida nas caminhadas inter e
transdisciplinares. Destaca-se também a importância de, nesse caminhar,
resgatar as dimensões políticas, éticas, estéticas e outras que foram banidas
do corpus formal do conhecimento científico. Finalmente argumenta-se que,
na construção de trajetórias interdisciplinares, a própria linguagem deverá ser revista na medida em que ela reflete uma estrutura de pensamento que
primou pelas dicotomias, o que já tende a predeterminar uma certa relação
com o conhecimento e, portanto, com o próprio entorno.
Palavras-chave
meio ambiente; interdisciplinaridade; método; epistemologia; cientificidade; linguagem; environment; interdisciplinary knowledge; method; epistemology; science; language