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Despertando os sentidos da educação ambiental

José Matarezi

Resumo


Neste artigo, a partir da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória
da educação ambiental, são apresentados alguns resultados do programa
Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos, criado e desenvolvido
desde 1997, pelo LEA/CTTMar/Univali em parceria com a Facinor
e a ONG Voluntários pela Verdade Ambiental. A Trilha da Vida enquanto proposta de educação ambiental comunitária e em unidades de conservação,
não deve ser confundida como mera atividade de sensibilização, ultrapassando
em muito esta dimensão e apontando para objetivos educacionais,
conservacionistas e terapêuticos. A Trilha da vida atualmente está sendo
implementada em diversos locais através de uma rede de núcleos
disseminadores da metodologia. Este processo exige uma formação continuada
para as equipes executoras em cada um dos seus núcleos disseminadores.
Uma breve fundamentação do programa à luz dos chamados experimentos
educacionais transdisciplinares é apresentada como forma de romper com a
anestesia e perda de sentidos generalizados das sociedades de consumo no
mundo globalizado. Por fim é evidenciado o seu potencial transformador e
emancipatório a partir de algumas categorias originadas de relatos de grupos
que vivenciaram a Trilha da vida.

Palavras-chave


vivências; sentidos; complexidade; experimento educacional; transdisciplinaridade; experiences; senses; complexity; educational experiment; transdisciplinary

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