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Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha

Bianca Salazar Guizzo, Lucia Balduzzi, Arianna Lazzari

Resumo


Neste artigo, nosso objetivo é pensar sobre alguns modos como o protagonismo de crianças vinculadas à educação infantil tem sido potencializado a partir dos espaços a elas disponibilizados e a partir da atuação docente junto a elas. Para tanto, foram realizadas observações em instituições educacionais da cidade de Bolonha (Itália) que atendem exclusivamente crianças pequenas. Além disso, foram consultados alguns materiais de divulgação das suas propostas pedagógicas.  Analiticamente, operamos  - em especial - com os conceitos de Pedagogia da Infância e de Pedagogia do Cotidiano (OLIVEIRA-FORMOSINHO et al, 2007; BARBOSA, 2010; CARVALHO e FOCCHI, 2016; 2017). Os resultados apontaram que tanto a organização do espaço, como a atuação das docentes das escolas observadas incentivam a construção da autonomia e da independência das crianças, ou seja, elas são as principais protagonistas de seus processos de desenvolvimento e de aprendizagem.


Palavras-chave


educação infantil; protagonismo; pedagogia da infância; pedagogia do cotidiano

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