Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha

Autores

Palavras-chave:

educação infantil, protagonismo, pedagogia da infância, pedagogia do cotidiano

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é pensar sobre alguns modos como o protagonismo de crianças vinculadas à educação infantil tem sido potencializado a partir dos espaços a elas disponibilizados e a partir da atuação docente junto a elas. Para tanto, foram realizadas observações em instituições educacionais da cidade de Bolonha (Itália) que atendem exclusivamente crianças pequenas. Além disso, foram consultados alguns materiais de divulgação das suas propostas pedagógicas.  Analiticamente, operamos  - em especial - com os conceitos de Pedagogia da Infância e de Pedagogia do Cotidiano (OLIVEIRA-FORMOSINHO et al, 2007; BARBOSA, 2010; CARVALHO e FOCCHI, 2016; 2017). Os resultados apontaram que tanto a organização do espaço, como a atuação das docentes das escolas observadas incentivam a construção da autonomia e da independência das crianças, ou seja, elas são as principais protagonistas de seus processos de desenvolvimento e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2017/2018 realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Bolonha/Itália. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA.

Lucia Balduzzi, Universidade de Bolonha

Associate Professor at Department of Education Studies "Giovanni Maria Bertin".

Arianna Lazzari, Universidade de Bolonha

Department of Education Studies "Giovanni Maria Bertin".

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Guizzo, B. S., Balduzzi, L., & Lazzari, A. (2019). Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha. Educar Em Revista, 35(74), 271–289. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64245

Edição

Seção

Demanda Contínua