Educação escolar quilombola no Brasil: uma análise sobre os materiais didáticos produzidos pelos sistemas estaduais de ensino

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar quilombola. Materiais didáticos. Propostas curriculares. Sistemas estaduais de ensino.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar materiais didáticos de Educação Escolar Quilombola (EEQ) da Educação Básica, de diferentes sistemas de ensino estaduais no país, confrontando-os com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). O trabalho é resultante do Estágio de Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) que ocorreu em âmbito nacional no período de 20 de outubro de 2017 a 20 de outubro de 2018. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa documental reflexiva de a partir dos estudos de Minayo (2008), Fonseca (2002), Melucci (2005), Bardin (2002), Larchert e Oliveira (2013), Bittencourt (2007), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que os materiais didáticos analisados apresentaram uma discussão muito restrita e vaga sobre as categorias de análise escolhidas (conceituação de quilombo; cultura e tradições; mundo do trabalho; terra e território; oralidade e memória) limitando-se muitas vezes, a abordagens superficiais sobre a historiografia do negro no Brasil. Os resultados pontam ainda que esses materiais didáticos produzidos pelos sistemas de ensino estaduais no país atendem, em parte, aos princípios de uma EEQ de qualidade conforme sugerido pelas DCN (2004), deixando, porém, de observar parte dos fundamentos instituídos nas DCN da EEQ (2012). Além disso, são materiais incipientes com pouca visibilidade e/ou participação das comunidades quilombolas na elaboração e/ou produção desses materiais, assim também como deficiência na demonstração das variedades e diversidades étnicas dos quilombos existentes em nosso país.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia (Religião e Educação) pela Faculdades EST - São Leopoldo/RS. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Atualmente é Professor Permanente no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) bem como Coordenador e Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Madre Tereza, Santana-AP. Contato: elivaldo.pa@hotmail.com

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Professora Associada IV da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) nos cursos de Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR/UNIFAP). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Relações Étnico-raciais e Interculturais, cadastrado no CNPq. E-mail: eugenia.luz@hotmail.com

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Custódio, E. S., & Foster, E. da L. S. (2019). Educação escolar quilombola no Brasil: uma análise sobre os materiais didáticos produzidos pelos sistemas estaduais de ensino. Educar Em Revista, 35(74), 193–211. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62715

Edição

Seção

Demanda Contínua