As mudanças nas formas de gestão escolar no contexto da nova gestão pública no Brasil e em Portugal

Autores

  • Regina Tereza Cestari de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Nova Gestão Pública, Gestão escolar, Gestão democrática.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar, no contexto de redefinição do papel do Estado, as mudanças nas formas de gestão escolar que foram sendo incorporadas na legislação educacional no Brasil e em Portugal, nas últimas décadas. São países com trajetórias distintas quanto à função do Estado na garantia do direito à educação, às políticas de democratização da educação e à institucionalização da gestão democrática nas escolas, no entanto, são países que experimentaram longos períodos de regimes autoritários. A investigação se apoia na literatura internacional sobre o tema e em fontes documentais, tomando-se como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, no Brasil e a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) de 1986, em Portugal.  O pressuposto é que essas mudanças nos normativos legais provocam uma ruptura no princípio da gestão democrática instituído na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e na Constituição da República Portuguesa de 1976, com a ascensão de um modelo de gestão escolar centrado na eficácia e na eficiência, com fundamento na Nova Gestão Pública.

Biografia do Autor

Regina Tereza Cestari de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (Unicamp)

Estágio de Pós-Doutorado (universidade do Minho, Portugal

Pesquisadora produtividade 2 CNPq.

Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Cestari de Oliveira, R. T. (2019). As mudanças nas formas de gestão escolar no contexto da nova gestão pública no Brasil e em Portugal. Educar Em Revista, 35(74), 213–232. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62581

Edição

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