O trabalho biográfico como fonte de aprendizado: autoeducação e fenomenologia de Goethe

Autores

Palavras-chave:

autoeducação, biografia, fenomenologia, aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta a proposta do trabalho biográfico como processo de pesquisa e aprendizado. O sujeito imerso em sua própria história de vida realiza uma autotransformação ao intensificar suas forças cognitivas, afetivas e volitivas. O trabalho biográfico revela uma ampla diversidade de aplicação na educação ao pesquisar a biografia do processo educacional, a biografia do aprendizado, a biografia do desenvolvimento próprio, a biografia das ameaças e impasses vividos, a biografia da evolução da personalidade. A fenomenologia de Goethe serve como embasamento metodológico para a pesquisa biográfica, porque trabalha com a transdisciplinaridade e permite uma abordagem no nível da complexidade da biografia humana. A fenomenologia goethiana é uma postura investigativa com o intuito de descobrir padrões típicos e tendências na existência humana, permitindo ao sujeito realizar um processo de autotransformação para a formação da própria identidade.   

 

Biografia do Autor

Jonas Bach Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professor de Filosofia da Educação da UFTM, Professor Permanente do PPGE/UFTM (Mestrado em Educação). Pós-Doutor em Educação (2015/Unicamp). Doutor em Educação (2012/UFPR e Alanus Hochschule. Alumni DAAD e Capes. Mestre em Educação (2007/UFPR). Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Bacharelado em Jornalismo.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Bach Junior, J. (2019). O trabalho biográfico como fonte de aprendizado: autoeducação e fenomenologia de Goethe. Educar Em Revista, 35(74), 233–250. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61760

Edição

Seção

Demanda Contínua