A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história

Autores

  • Erinaldo Vicente Cavalcanti Professor Adjunto da Faculdade de História e do Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Palavras-chave:

Ciência Histórica. Ensino de História. Formação Docente. Livro Didático.

Resumo

A Lei 13.415/2017 extinguiu a obrigatoriedade do ensino de História no ensino médio. Por conseguinte, mais uma vez colocou em suspensão a História como ciência. O presente artigo propõe-se a fazer uma reflexão sobre algumas características da História como ciência e sua relação com o ensino. Em seguida, as reflexões são direcionadas para analisar as Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em História nas universidades federais do Nordeste do Brasil como uma opção para problematizar a História como ciência, como lugar de saber/poder e como espaço de formação de professores. Almeja, portanto, ampliar o debate sobre a formação docente e direciona a análise, de forma específica, para as questões acerca do ensino de História e do livro didático como principal instrumento de trabalho dos docentes da educação básica.

Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Professor Adjunto da Faculdade de História e do Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Norte (Biênio 2018/2020). É Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor de livros didáticos e artigos e livros acadêmicos. Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq/Unifesspa), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ditadura Militar; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É Diretor de Pós-Graduação da Unifesspa e também é membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica - COMFOR.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Cavalcanti, E. V. (2018). A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educar Em Revista, 34(72), p. 249–267. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60111

Edição

Seção

Demanda Contínua