OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

artefatos digitais, ferramentas mediadoras, aprendizagem

Resumo

com o objetivo investigar em que medida os artefatos culturais se consolidam como mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens em seu processo formativo a partir de práticas intencionais, este estudo focaliza uma experiência didática vivida por um grupo de estudantes universitários. A pesquisa segue delineamento qualitativo, na modalidade exploratório-descritiva.  Os resultados revelam que os artefatos se tornaram mediadores das ações mentais e operacionais na medida em que foram utilizados para vivenciar novas e diferentes experiências de elaboração e reelaboração do pensamento e tornaram-se capazes de provocar atividades mentais diferenciadas que resultaram em uma simultaneidade de ações. Em relação ao que proporcionaram aos jovens, destacam-se o trabalho colaborativo na construção conjunta de significados, a autonomia, o gerenciamento das aprendizagens e o rompimento do formato linear de ensinar e aprender, os quais se consolidaram na construção de novos cenários.

Biografia do Autor

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela FCT/UNESP de Presidente Prudente.

Professora do departamento de educação da Universidade Estadual de Londrina, atua nas áreas de didática, tecnologia educacional, avaliação e formação de professores.

 

dircemoraes2007@gmail.com

dircemoraes@uel.br

Claudia Maria de Lima, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto.

Professora do Departamento de educação Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Campus de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Psicologia e Pedagogia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância; comunicação e educação; mídia-educação; formação de professores, processos de ensino e aprendizagem e representação social.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Moraes, D. A. F. de, & Lima, C. M. de. (2019). OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM. Educar Em Revista, 35(78), 243–262. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642

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