Feminização do magistério e masculinização do comando educacional: estudos no Teachers College da Universidade de Columbia (1927-1935)

Autores

  • Mirian Jorge Warde Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Cristina Santos Matos Rocha Fundação Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde

Resumo

Embora o professorado tenha se feminizado a partir de meados do século XIX – em praticamente todos os países ocidentais – os postos mais altos da administração e a condução intelectual da instrução pública permaneceram dominantemente masculinos. Neste artigo, fazemos, preliminarmente, uma breve aproximação à historiografia que nos informa sobre os processos de feminização do magistério primário nos Estados Unidos e no Brasil. Em seguida, colocamos o foco no Teachers College da Universidade de Columbia, instituição que, criada com foco na mulher, passa em curto tempo ao controle masculino. Por fim, apresentamos casos de brasileiros e brasileiras que estudaram no Teachers College entre as décadas de 1920 e 1930. Esses expressam, em suas trajetórias, as condições desiguais de profissionalização e ascensão na carreira

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Publicado

2018-08-15

Como Citar

Jorge Warde, M., & Santos Matos Rocha, A. C. (2018). Feminização do magistério e masculinização do comando educacional: estudos no Teachers College da Universidade de Columbia (1927-1935). Educar Em Revista, 34(70), p.35–50. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58725

Edição

Seção

Dossiê Temático