Quilombos e Educação: identidades em disputa

Autores

  • Shirley Aparecida de Miranda Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Quilombo, identidade, educação.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da categoria quilombo em suas interfaces com a educação a partir de dados da pesquisa nacional intitulada “Educação e Relações Étnico-Raciais: estado da arte” considerando as dissertações e teses mapeados no período de 2003 a 2014 sobre a temática. Nesse artigo discutimos, a partir das pesquisas analisadas, os dilemas da constituição das identidades quilombolas em interface com a educação escolar. Identificou-se como tendência predominante nas pesquisas a utilização de uma noção de quilombos derivada do reconhecimento jurídico das comunidades remanescentes de quilombo. Verificou-se a adoção de uma concepção de identidade quilombola construída em meio a lógicas de funcionamento do racismo e aos dilemas do pertencimento a um determinado território material e simbólico inserido em disputas econômicas. Constatou-se que a educação escolar quilombola, a tendência predominante é confrontação entre a educação quilombola e aquela que ocorre na escola que, no formato atual, obstaculiza ou pouco colabora na construção de uma identidade afrodescendente. A educação escolar quilombola diferenciada permanece em disputa.

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Miranda, S. A. de. (2018). Quilombos e Educação: identidades em disputa. Educar Em Revista, 34(69), p.123–150. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57234

Edição

Seção

Dossiê Temático